Desafio Sustentável Its

Rumo ao lixo zero

Missão #2 – O que faremos

A segunda missão tem como objetivo realizar um diagnóstico sobre a geração de resíduos na escola do Clube

Missão Aberta

Esta missão deve ser cumprida até o dia 28/10/2018 às 23:59

Enviar material

1 – Qual é o desafio da Missão 2?

A segunda missão tem como objetivo realizar um diagnóstico quali e quantitativo sobre a geração de resíduos na escola do Clube, e também planejar uma ação de resolução de uma problemática já existente na escola. Todo o Clube, de forma conjunta, deverá analisar, planejar e executar a ação.

2 – O que o Clube deverá realizar?

2.1 – Diagnóstico dos resíduos gerados na escola

A primeira etapa da Missão 2 consiste em um diagnóstico sobre a geração de resíduos na escola do Clube. O processo será muito parecido do que foi realizado em casa na Missão 1, porém agora esta análise deverá ser feita de maneira conjunta pelos membros do Clube nas dependências da escola.

Os dados deverão ser colocados na tabela, que pode ser impressa ou preenchida diretamente no computador, depende de como os membros preferirem. A tabela possui 6 perguntas iniciais e 4 grandes grupos para preencher com os dados obtidos: RECICLÁVEIS, ORGÂNICOS, REJEITOS E OUTROS.

Em cada categoria, existe uma listagem do que deverá ser contabilizado. Para os recicláveis e outros deverá ser anotada a quantidade gerada em unidades e, para orgânicos e rejeitos, o volume, que pode ser medido através do tamanho padrão da sacola/saco utilizado na escola (verificar o volume utilizado).

Diferentemente da Missão 1, na Missão 2 o Clube deverá tentar pesar a quantidade gerada antes de abrir os sacos e realizar a quantificação. Pode ser utilizada balança de mão ou de chão. Caso o clube não tenha acesso a balança, poderá realizar somente a quantificação e qualificação dos resíduos gerados.

Assim como foi na Missão 1, o que deverá ser enviado é a Planilha em Excel. Os arquivos acima (em versão word e pdf.) servem apenas para serem utilizados pela equipe no dia do diagnóstico, e para basear as respostas que também serão respondidas diretamente na planilha excel. Em outro tópico (3.1 Documento) está disponibilizado o link da planilha a ser entregue.

Metodologia:

Os membros deverão, preferencialmente, usar luvas ao manusear os sacos de resíduos gerados na escola. Sugere-se pedir emprestado para a escola luvas de borracha ou tentar conseguir patrocínio de algum supermercado ou loja de materiais de construção/variedades luvas de borracha ou descartáveis, explicando o motivo e o objetivo de solicitarem este auxílio. Ao final da atividade, descartar as luvas como rejeito.

A abertura dos sacos deverá ser feita preferencialmente em local impermeabilizado, e com uma lona embaixo. Sugere-se o uso de banners de lona usados.

Manuseamento de sacos de resíduos

Se a escola não possuir separação de resíduos recicláveis, rejeito e orgânicos, deverão ser analisados os sacos de rejeito como um todo (geralmente sacos pretos), fazendo a separação conforme a classificação solicitada. Caso a escola já faça uma separação mínima de rejeitos e recicláveis, já será mais fácil realizar o diagnóstico, pois os resíduos estarão minimamente separados.

Antes de iniciar o processo, os membros do Clube devem conversar com a direção da escola autorizando a realização da Missão. É muito importante, também, conversar com a equipe responsável pela limpeza/zeladoria, pois como são eles que realizam a limpeza e o recolhimento dos resíduos. Durante os dias do diagnóstico é muito importante esta parceria, pois são eles que irão disponibilizar os sacos para diagnóstico após o recolhimento nas salas de aula, salas administrativas, banheiros, cozinha e pátio.

Valorizem e respeitem desde o começo o trabalho que eles realizam na escola, pois eles além de trabalharem com a limpeza, são agentes ambientais da escola, o que, a partir de agora, os membros do clube também passarão a ser.

Recicláveis: deverá ser contabilizada a geração de resíduos recicláveis por peso (se possível) e por unidade. Contabilize diariamente a geração, distinguindo o resíduos gerado, conforme solicitado na tabela. Se a escola não faz a separação de resíduos recicláveis dos rejeitos, classificar os recicláveis a partir da identificação destes nos sacos de rejeitos.

Orgânicos: deverá ser contabilizada a geração de resíduos orgânicos em peso e volume, portanto, se na escola não há separação entre recicláveis, rejeitos e orgânicos, durante estes 4 dias será necessário fazer esta distinção. O armazenamento e medida pode ser feito pelo tamanho do saco/sacola utilizado na cozinha. O objetivo é analisar a quantidade de orgânicos que é descartada na preparação dos alimentos e que poderia ser transformada em adubo. Caso a escola não tenha cozinha com preparação de alimentos, pode ser analisado resíduo orgânicos gerados em copas ou salas de reunião. Não é necessário armazenar durante os 4 dias, apenas anotar na tabela a volume e peso dos sacos que foram retirados.

Rejeito: deverá ser contabilizada a geração somente de rejeitos sanitários (papel de banheiro, absorventes, fraldas, etc.) em volume, não sendo necessário pesar os rejeitos. Não é necessário, assim como os orgânicos, armazenar durante os 4 dias, apenas anotar na tabela o volume de sacos que foram retirados.

Outros: deverá ser contabilizada a geração por unidade. Caso a escola gere alguns dos itens dispostos como outros, faça a contabilização e preencha a tabela. Não é necessário armazenar durante os 4 dias. Caso não gere nenhum destes no período de 4 dias, anotar qual a quantidade retirada por mês.

Após a quantificação e qualificação dos resíduos, e o preenchimento da tabela com os dados da escola, todos os dados deverão ser compilados na Aba 1 da Planilha de Resultados da Missão 2, onde lá deverá aparecer a listagem dos dados de todos os resíduos analisados. Diferente da Missão 1, a Missão 2 deverá colocar a pesagem dos 4 dias e a pesagem total dos resíduos quantificados no diagnóstico.

2.2 – Identificação da problemática e criação de solução

A segunda etapa da Missão, a partir do levantamento da atual geração de resíduos da escola, será necessário identificar uma problemática e, a partir disso, planejar uma estratégia de solução. Cada escola terá problemáticas diferentes, então são vocês que devem buscar qual seria o mais importante para resolver. Após identificada, começa a etapa de planejamento e execução.

Exemplos de ações que podem ser feitas na escola:

  • Exposição e sensibilização sobre os dados levantados no diagnóstico;


  • Separação dos recicláveis e encaminhamento para reciclagem;


  • Criação de uma estação de separação de recicláveis;

  • Separação de pilhas, baterias, materiais de escritório;


  • Separação e reciclagem de papel branco;


  • Adoção de copos retornáveis no dia-a-dia e em festas da escola;


  • Início de uma composteira para transformação dos resíduos orgânicos em adubo;


  • Reorganização conforme a separação de lixeiras das salas e pátio;


  • Criação de coletivo para diálogo e tomada de decisões sobre os resíduos da escola;
  • Dentre outros.

Enfim, todos em comum acordo devem definir qual ação será realizada, e como esta ação irá impactar no dia-a-dia da escola. A ação escolhida deve gerar resultados positivos e perdurar além do Desafio Sustentável.

Como será uma ação na escola, vocês podem envolver outras turmas, outros professores, pois eles também são responsáveis pela geração, e pelo correto encaminhamento dos resíduos, não é mesmo? Todos devem fazer a sua parte para a escola ficar limpa, organizada, e por que não, ser Lixo Zero?

Links de reportagens do Projeto Colégio de Aplicação Lixo Zero, que serviu de referência para as fotos e ações de exemplo:

2.3 – Vídeo sobre a ação realizada na escola

A terceira etapa na Missão 2 consiste na criação de vídeo que que poderá ser gravado desde o começo da Missão, na etapa do diagnóstico. O objetivo do vídeo será relatar o diagnóstico dos resíduos da escola, mostrar a principal problemática encontrada e qual foi a resolução encontrada. O vídeo poderá contemplar todos os momentos, sejam criativos e inovadores na forma de filmar e editar.
Deverão apresentar no vídeo, também, perspectivas (oportunidades) e desafios (ameaças) sobre a gestão de resíduos na escola.

3 – O que o Clube terá que entregar?

3.1 Documento

Os clubes terão de entregar a Planilha de Resultados da Missão 2 com os dados solicitados em versão excel.

Após preenchido, o documento deverá ser salvo novamente em formato Excel para poder ser enviado diretamente no site do Desafio Sustentável na área de login do Clube.

3.2 Vídeo

Os clubes terão de entregar um vídeo de no máximo 5 minutos (limite de 300 MB e no sentido horizontal), conforme explanado no tópico 2.3. O vídeo deverá ser enviado diretamente no site do Desafio Sustentável na área de login do Clube.

4 – Dúvidas

Em caso de dúvidas, acesse o formulário de contato que responderemos o mais breve possível